29/10 20:42 "Por conhecer o saque dele me foquei nesse fundamento. Recebi bem o serviço e com meu posicionamento consegui neutralizar os ataques dele. Já atingi os pontos necessários para chegar ao Rating A, mas não posso perder no próximo campeonato, por isso vou entrar focado para competir com os grandes nomes do Brasil". Hugo Calderano depois da vitória sobre Massao Kohatsu, seu companheiro de clube em São Caetano do Sul, por 3 a 0, em jogo válido pela final do Rating B do Campeonato Brasileiro, realizado no ginásio da Unifor, em Fortaleza, na noite desse sábado. A maior revelação do Tênis de Mesa brasileiro dos últimos tempos venceu o jogo por 3 a 0, parciais de 11-4, 11-4 e 11-9. FONTE: CBTM |
segunda-feira, 31 de outubro de 2011
JOGO RÁPIDO COM O CAMPEÃO DO RATING B HUGO CALDERANO
ATLETA ESTILO CATO FAZ SUCESSO EM FORTALEZA
30/10 12:12 Quem esteve presente no ginásio da Unifor, onde o evento está acontecendo, pôde e poderá assistir de perto o desempenho do atleta do São Caetano do Sul. Etilo Cato (modo de jogo no qual o atleta joga defensivamente, tirando o peso da bola), Gustavo chama atenção com jogadas mirabolantes. Não bastasse ser ótimo defensivamente, o mesatenista tem a facilidade de alterar seu estilo de jogo ao decorrer da partida, sendo sempre imprevisível para o adversário. Prova do sucesso nas mesas são os resultados de Gustavo em 2011. Campeão Paulista Individual; Campeão da Copa Brasil Manaus, também no Individual e Olimpíadas Escolares, etapa João Pessoa. FONTE: CBTM |
sexta-feira, 28 de outubro de 2011
SÃO CAETANO ESTÁ ENTRE AS FAVORITAS NO JUVENIL FEMININO
27/10 12:22
As atletas Kátia Kawai e Caroline Kagohara, de São Caetano do Sul, estão entre as favoritas para a conquista do título do Torneio de Seleções de Clubes, que faz parte de uma das competições do Campeonato Brasileiro, que começou na manhã dessa quinta-feira no ginásio da Unifor, em Fortaleza.
Na categoria Juvenil Feminino, outras duas duplas também são apontadas pelos especialistas como candidatas ao título. Thatiane Pimentel e Karina Hayama, do ADC Estrela/Santos e Caroline Kajihara, Cássia Naomi e Juliana Shingaki, do Asa Palmeiras, devem utar pelas primeiras posições.
Nove equipes participam das disputas. As primeiras adversárias de Kátia e Caroline, já pelas quartas-de-final, sairá do confronto entre Camaçariense-BA e Colégio Edite Marques-PR.
A Academia Cearense enfrentará o Palmeiras, enquanto Jacareí medirá forças com Cascavel. Completando a chave, o ADC Estrela jogará contra Associação Esportiva Lassalista.
A última rodada, que definirá a campeã, está programada para às 19 horas.
FONTE: CBTM
FONTE: CBTM
quarta-feira, 12 de outubro de 2011
CBTM TRABALHA PARA CONSTRUÇÃO DE CENTRO DE TREINAMENTO DE TÊNIS DE MESA EM SÃO CAETANO
O Presidente Alaor Azevedo, acompanhado do Líder de Eventos, Edir Oliveira, e dos diretores da empresa S4G, Fábio Azevedo e Roberto Rodriguez, foram recebidos de forma muito especial pelo Secretário de Esportes Gilberto Costa, pelo coordenador técnico de esportes de alto rendimento diretor técnico Marcos Fiavi e pelo Coordenador de Tênis de Mesa Sílvio Morais.
--- Diversos assuntos foram discutidos, sendo os mais destacados a cessão de uma importante área do município para se tornar o Centro Nacional de Treinamento da CBTM e a realização em fevereiro do próximo ano da Seletiva Olímpica das Américas --- explicou o Presidente Alaor Azevedo.
FONTE: CBTM
terça-feira, 11 de outubro de 2011
SURGE UM NOVO HUGO NO TÊNIS DE MESA - SCS
Pelo visto o tênis de mesa do Brasil continuará sendo comandado por um Hugo. Se Hoyama, 42 anos, recordista brasileiro em Jogos Pan-Americanos com nove medalhas de ouro, está perto de se aposentar, Calderano, 27 anos mais novo, surge para consolidar a força da nova geração. O presente e o futuro estiveram reunidos no Circolo Italiano, em São Caetano, para a última fase de treinamento antes do embarque da Seleção Brasileira que disputará o Pan de Guadalajara, no México, a partir do dia 14.
Carioca da gema, desta vez Hugo Calderano assistirá os jogos do Pan-Americano pela televisão. Nono melhor jogador do mundo na categoria infantil, o mesa-tenista ainda não integra a Seleção Brasileira adulta permanente e por isso não vai a Guadalajara. Entretanto, para começar a se familiarizar com os melhores atletas do Brasil, treinou com o grupo e constatou que ainda tem muito a aprender.
"Foi ótimo para mim. Eles jogam em outro nível, com mais velocidade e colocam efeito em todas as jogadas. Pude aprender bastante nesses dias de treino em São Caetano. Agora, quando enfrento adversários da minha categoria tenho muito mais facilidade porque a velocidade do jogo é bem mais lenta", comentou.
Calderano é considerado atleta prodígio. Com apenas 15 anos, ele brilhou ao vencer a etapa da Polônia do Circuito Mundial Infantil e também derrotou o japonês Yuto Maramatsu, terceiro melhor jogador do mundo na sua idade. Para aperfeiçoar a técnica, no ano passado, ele deixou a cidade do Rio de Janeiro e mudou-se, junto com o avô, para São Caetano, onde treina diariamente no Circolo Italiano, que tem uma das melhores estruturas para a prática da modalidade em alto rendimento no País.
"Não é fácil ficar longe dos meus pais e da minha irmã, mas aos poucos vou me acostumando. Estou jogando muitos torneios no Exterior e não dá para eles me acompanharem tanto assim. Mas estão sempre apoiando de qualquer jeito, mesmo de longe", comentou o garoto, que, obviamente, tem no xará Hoyama, a grande inspiração. "Ele e o Gustavo Tsuboi (melhor brasileiro no ranking mundial, ocupando a 117ª posição) são os jogadores brasileiros em que me espelho", completou.
FUTURO - O próximo desafio de Calderano será o Campeonato Brasileiro, que ocorre no fim do mês em Fortaleza, no qual ele é considerado o grande favorito ao título. Entretanto, a meta do mesa-tenista é ir bem na disputa do Campeonato Mundial Infantil, em janeiro de 2012, no Iraque. A competição é disputada por quatro representantes de cada continente, dessa forma a competição fica mais equilibrada e com menos asiáticos que dominam completamente a modalidade.
"Fiquei em nono na última temporada, que já foi uma ótima colocação e agora, com mais experiência, espero poder lutar por um lugar mais à frente. Sei que tenho boas condições técnicas, mas preciso estar focado para não desperdiçar a oportunidade", ressaltou.
Veterano elogia, mas dá puxão de orelha
Com a experiência de quem revolucionou e popularizou o Tênis de Mesa no Brasil, Hugo Hoyama elogia a qualidade técnica de Calderano, mas, sem revelar exatamente o que aconteceu, sutilmente critica o comportamento do jovem perante aos companheiros de treino.
"Ele é um baita jogador, de qualidade técnica indiscutível, mas tem de evoluir, principalmente no relacionamento com os companheiros. Ele está chegando agora do Rio de Janeiro, creio que o tempo vai lhe ensinar a ser competitivo sem esquecer do espírito de equipe. Sou de uma geração em que todos quiseram crescer juntos e me incomodo em certas situações", dispara Hoyama.
Solidário, o mesa-tenista diz que conversou recentemente com Calderano durante a estada da Seleção Brasileira em São Caetano e mostrou o caminho certo para evoluir na modalidade. "Falei com ele e passei um pouco da experiência que adquiri. Meu medo é que ele se perca no caminho e o Brasil acabe ficando sem um grande atleta. Torço muito por ele e farei de tudo para ajudar", completa.
Diário do Grande ABC
terça-feira, 4 de outubro de 2011
Paulistão - Jundiai
Campeonato Paulista Individual -
Paulistão , realizado na cidade de Jundiaí neste último fim de semana (2/10/2011)
Fotos 1/3
Paulistão , realizado na cidade de Jundiaí neste último fim de semana (2/10/2011)
Fotos 1/3
Assinar:
Postagens (Atom)