terça-feira, 11 de outubro de 2011

SURGE UM NOVO HUGO NO TÊNIS DE MESA - SCS


Pelo visto o tênis de mesa do Brasil continuará sendo comandado por um Hugo. Se Hoyama, 42 anos, recordista brasileiro em Jogos Pan-Americanos com nove medalhas de ouro, está perto de se aposentar, Calderano, 27 anos mais novo, surge para consolidar a força da nova geração. O presente e o futuro estiveram reunidos no Circolo Italiano, em São Caetano, para a última fase de treinamento antes do embarque da Seleção Brasileira que disputará o Pan de Guadalajara, no México, a partir do dia 14.
Carioca da gema, desta vez Hugo Calderano assistirá os jogos do Pan-Americano pela televisão. Nono melhor jogador do mundo na categoria infantil, o mesa-tenista ainda não integra a Seleção Brasileira adulta permanente e por isso não vai a Guadalajara. Entretanto, para começar a se familiarizar com os melhores atletas do Brasil, treinou com o grupo e constatou que ainda tem muito a aprender.
"Foi ótimo para mim. Eles jogam em outro nível, com mais velocidade e colocam efeito em todas as jogadas. Pude aprender bastante nesses dias de treino em São Caetano. Agora, quando enfrento adversários da minha categoria tenho muito mais facilidade porque a velocidade do jogo é bem mais lenta", comentou.
Calderano é considerado atleta prodígio. Com apenas 15 anos, ele brilhou ao vencer a etapa da Polônia do Circuito Mundial Infantil e também derrotou o japonês Yuto Maramatsu, terceiro melhor jogador do mundo na sua idade. Para aperfeiçoar a técnica, no ano passado, ele deixou a cidade do Rio de Janeiro e mudou-se, junto com o avô, para São Caetano, onde treina diariamente no Circolo Italiano, que tem uma das melhores estruturas para a prática da modalidade em alto rendimento no País.
"Não é fácil ficar longe dos meus pais e da minha irmã, mas aos poucos vou me acostumando. Estou jogando muitos torneios no Exterior e não dá para eles me acompanharem tanto assim. Mas estão sempre apoiando de qualquer jeito, mesmo de longe", comentou o garoto, que, obviamente, tem no xará Hoyama, a grande inspiração. "Ele e o Gustavo Tsuboi (melhor brasileiro no ranking mundial, ocupando a 117ª posição) são os jogadores brasileiros em que me espelho", completou.
FUTURO - O próximo desafio de Calderano será o Campeonato Brasileiro, que ocorre no fim do mês em Fortaleza, no qual ele é considerado o grande favorito ao título. Entretanto, a meta do mesa-tenista é ir bem na disputa do Campeonato Mundial Infantil, em janeiro de 2012, no Iraque. A competição é disputada por quatro representantes de cada continente, dessa forma a competição fica mais equilibrada e com menos asiáticos que dominam completamente a modalidade.
"Fiquei em nono na última temporada, que já foi uma ótima colocação e agora, com mais experiência, espero poder lutar por um lugar mais à frente. Sei que tenho boas condições técnicas, mas preciso estar focado para não desperdiçar a oportunidade", ressaltou.
Veterano elogia, mas dá puxão de orelha
Com a experiência de quem revolucionou e popularizou o Tênis de Mesa no Brasil, Hugo Hoyama elogia a qualidade técnica de Calderano, mas, sem revelar exatamente o que aconteceu, sutilmente critica o comportamento do jovem perante aos companheiros de treino.
"Ele é um baita jogador, de qualidade técnica indiscutível, mas tem de evoluir, principalmente no relacionamento com os companheiros. Ele está chegando agora do Rio de Janeiro, creio que o tempo vai lhe ensinar a ser competitivo sem esquecer do espírito de equipe. Sou de uma geração em que todos quiseram crescer juntos e me incomodo em certas situações", dispara Hoyama.
Solidário, o mesa-tenista diz que conversou recentemente com Calderano durante a estada da Seleção Brasileira em São Caetano e mostrou o caminho certo para evoluir na modalidade. "Falei com ele e passei um pouco da experiência que adquiri. Meu medo é que ele se perca no caminho e o Brasil acabe ficando sem um grande atleta. Torço muito por ele e farei de tudo para ajudar", completa.
Diário do Grande ABC

Nenhum comentário:

Postar um comentário