sábado, 15 de dezembro de 2012

Hugo Calderano encerra sua participação entre os 16 melhores do mundo


Hugo Calderano - Atleta de São Caetano do Sul
O Campeonato Mundial Juvenil, que acontece na cidade de Hyderabad, na Índia, termina nesse domingo com a definição dos campeões individuais. No entanto, a participação dos brasileiros se encerrou nesse sábado, com a eliminação de Hugo Calderano nas oitavas de final da competição.
O último representante do país que continuava na disputa lutou muito e mais uma vez enfrentou seu adversário sem medo, mas perdeu para o chinês Fan Zhendong, atual sexto colocado do Ranking Mundial e um dos favoritos ao título, por 4 a 1, com parciais de 11-2, 8-11, 11-3, 11-6 e 11-5.
Apesar da derrota, Hugo recebeu elogios e o reconhecimento por tudo que fez na temporada. As quatro medalhas de ouro conquistadas nas etapas da Argentina, México, Polônia e Brasil o levaram a terminar o ano como líder do Circuito Mundial promovido pela Federação Internacional de Tênis de Mesa.
Os confrontos das quartas de final já estão definidos e a china tem um atleta em cada jogo. Fan Zhendong agora terá uma missão complicada pela frente contra o japonês Yuto Muramatsu, que está na segunda posição do Ranking da categoria. Já Fan Shengpeng enfrentará o francês Simon Gauzy.
Na outra chave, Xu Chenhao, que eliminou o francês Tristan Flore, tentará uma vaga na semifinal contra o alemão Benedikt Duda. No último confronto, Lin Gaoyuan encara o japonês Masaki Yoshida. Os semifinalistas serão conhecidos no início da noite desse sábado e o campeão no domingo.
No feminino a história se repete, com uma chinesa em cada jogo das quartas de final. Zhu Yuling enfrentará a romena Bernadette Szocs, enquanto Liu Gaoyang jogará contra a alemã Solja Petrissa. Na outra chave, Gu Ruochen Pega Zhang Lily e Gu Yuting a japonesa Tanioka Ayuka.

FONTE: CBTM

Caroline se despede do Mundial de cabeça erguida após duelo emocionante


Caroline Kumahara - Atleta de São Caetano do Sul
Depois de começar bem o dia superando a coreana Lee Zion, Caroline Kumahara lutou muito, mas acabou eliminada entre as 32 melhores da chave principal do Torneio Individual do Campeonato Mundial Juvenil, que acontece na cidade de Hyderabad, na Índia.
A brasileira foi superada por uma atleta da casa, Sutirtha Mukherjee, em um jogo surpreendente e imprevisível até o final. Caroline começou perdendo os três primeiros sets por 11-2, 11-5 e 11-8, mas não se entregou e foi buscar o empate, fechando em 11-5,11-7 e 15-13.
A essa altura todos acreditavam que Caroline fosse vencer o jogo, mas no momento decisivo a indiana conseguiu suportar bem a pressão e forçou os erros da brasileira, fechando o sétimo set por 11 a 8. Sutirtha enfrentará nas oitavas de final a americana Zhang Lily.
Caroline tem o espírito do atleta campeão, aquele que não gosta de perder nem na disputa do par ou impar. Por isso, a derrota sofrida nessa sexta-feira ficará na memória por um bom tempo, mas pelo menos a atleta garante que se despede da competição de cabeça erguida.
--- Perdia por 3 a 0 e busquei o empate. Foi por pouco! Esse é o tipico jogo que fica na cabeça por um bom tempo. Estou um pouco frustrada, mas de consciência limpa, pois fiz todo o possivel e dei meu maximo --- garantiu Caroline, sem esquecer de agradecer o carinho de todos.
--- Muito obrigada pelo apoio e a torcida de todos que acompanharam! E desculpa por não ter conseguido um resultado melhor --- completou Caroline, que foi eleita pelo COB como a melhor atleta de Tênis de Mesa de 2012 e no próximo dia 18 de dezembro participará da cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico, no Theatro Municipal, do Rio de Janeiro.
Apesar da eliminação o Coordenador Técnico de Seleções Brasileiras, Lincon Yasuda, elogiou a postura de Caroline, assim como de Vitor Ishiy, que começaram o dia com duas vitórias sobre jogadores da Coréia, uma das grandes forças da modalidade.
--- Tivemos duas vitórias importantes. Vitor Ishiy e Carol venceram a Kim Minhyeok e Lee Zion, ambos por 4 sets a 2. Os dois foram bastante agressivos, atacando e contra atacando, forçando a recepção e variando bem o jogo. Vitorias sobre atletas coreanos nunca são fáceis, por isso, podemos considerar esses resultados como importantes vitórias --- destacou Lincon.

FONTE: CBTM

sábado, 8 de dezembro de 2012

Seletiva termina com Letícia Nakada conquistando a última vaga no infantil


Leticia Nakada - Atleta de São Caetano do Sul
Nesse sábado foram definidas as últimas vagas. No infantil feminino quem levou a melhor foi Letícia Nakada, enquanto no infantil masculino o vencedor foi Vitor Bibiano, que se juntou a Gustavo Yokota, campeão do primeiro dia.
A competição começou no último domingo com as disputas do juvenil. Vitor Ishiy, que agora está na Índia com a Seleção Brasileira para participar do Campeonato Mundial, ficou com a vaga no masculino e Karina Hayama, campeã do Aberto de Jovens do Brasil, garantiu a classificação no feminino.
No evento adulto aconteceu uma surpresa logo no primeiro dia, com a desistência de Hugo Hoyama, que aproveitou para confirmar que poderá participar do Latino-Americano como técnico. A outra novidade ficou por conta de Eric Jouti, que venceu e vestirá a camisa da Seleção principal pela primeira vez.
No feminino, Lígia Silva confirmou mais uma vez a sua força e derrotou Kátia Kawai na decisão. A atleta mais experiente do país, que já disputou três Olimpíadas, vinha de uma série de derrotas para a jovem adversária no Brasileiro e Jogos Abertos do Interior de São Paulo, mas conseguiu se recuperar na mesa.
Na categoria mirim, Rafael Torino e Eduardo Tomoike ficaram com as vagas no masculino e Daniella Yano no feminino. Depois da realização do 43º Campeonato Brasileiro, o maior da história em número de participantes, a CBTM encerra oficialmente a temporada com mais uma marca expressiva, pois foram sete dias de jogos sem interrupção, mais do que qualquer outro evento organizado no país.
--- Tudo saiu dentro do esperado e encerramos as atividades com a sensação do dever cumprido. Quero agradecer a equipe de arbitragem que trabalhou no evento e ao pessoal de São Caetano, que mesmo em cima da hora, por causa do problema que tivemos com o fechamento do Tietê, nos recebeu muito bem --- afirmou a Líder de Seleções Olímpicas, Paula Emerenciano.
--- Quero aproveitar também para parabenizar todos os atletas, em especial aqueles que conseguiram conquistar as vagas e representarão o Brasil em 2013. Boa sorte a todos --- completou Paula.

FONTE: CBTM

Kateiro Gustavo Yokota garante a primeira vaga na categoria infantil


Gustavo Yokota - Atleta de São Caetano do Sul
Na tarde dessa sexta-feira, o atleta Gustavo Yokota superou Vitor Bibiano, por 4 a 0, na final da Seletiva infantil masculina, realizada no ginásio do clube São Caetano, e conquistou a vaga para o Campeonato Sul-Americano que será realizado em abril de 2013.
Na fase de grupos o Harry Potter, apelido que recebeu dos amigos por causa da semelhança com o protagonista da série de aventuras fantásticas escritas pela britânica J. K. Rowling, superou Thiago Rouver e Matheus Shimoki.
Depois, nas quartas de final, passou por Thomas Uno e se classificou para a final com uma vitória sobre Gustavo Penha. Contra Vitor Bibiano, Gustavo Yokota cadenciou bem o ritmo e não teve dificuldades para fechar com parciais de 15-13, 11-7, 11-2, 11-8.
Gustavo tem um estilo defensivo conhecido como “kato”, onde o atleta rebate a bola colocando muito efeito. O nome vem do verbo "cut", cortar em inglês. Os brasileiros geralmente encontram dificuldades quando enfrentam adversários que jogam assim, pois não estão acostumados porque há poucos no país.
Sem ter um ídolo nacional que atue dessa forma, o atleta espera se tornar o primeiro a ganhar reconhecimento e ser referência assim como o paulista Henrique Narita, que recentemente foi convocado para treinar com a Seleção Brasileira adulta porque tem esse estilo de jogo, prova de que as portas estão abertas para os “kateiros”.
--- Sempre joguei assim e consegui bons resultados. Tênis de Mesa é um jogo de paciência e ganha quem erra menos. Procuro sempre esperar pelo momento certo de atacar e tentarfinalizar o ponto --- ensina o atleta, que já participou de um Sul-Americano na Argentina e disputou a etapa do Circuito Mundial do México.
Apesar de treinar atualmente no São Caetano, considerado por muitos como um dos melhores clubes do país, onde também estão nomes como Gustavo Tsuboi, Cazuo Matsumoto, Hugo Calderano, Caroline Kumahara, entre outros, o atleta não esquece a origem e faz questão de agradecer a pessoas que o ajudaram no início.
--- Comecei em Santo André e quero dedicar essa conquista a técnica Monica Dotti, que foi responsável pelo meu desenvolvimento no Tênis de Mesa --- afirmou Gustavo.
O estilo Kato, também conhecido como Chop, é classificado pelos especialistas como um golpe defensivo à base de efeito para baixo executado com o jogador mais afastado ou mais próximo da mesa. Muito utilizado pelos mais velhos, mas pouco eficiente contra atletas com ataques rápidos.
Nesse sábado a Seletiva termina com a definição da segunda vaga no infantil masculino e as disputas do infantil feminino.

FONTE: CBTM

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Atletas de São Caetano do Sul embarcam para o Campeonato Mundial na madrugada dessa sexta


Na madrugada dessa sexta-feira, sete atletas embarcam para a cidade de Hyderabad, onde começa no próximo domingo a disputa do Campeonato Mundial Juvenil. O Brasil será representado por Hugo Calderano, Eric Jouti, Vitor Ishiy e Massao Kohatsu no masculino, e Caroline Kumahara, Karina Hayama e Bruna Alexandre no feminino.

O Coordenador Técnico de Seleções Brasileiras, Lincon Yasuda, será o chefe da Delegação, que tem ainda o técnico português Ricardo Faria. Embora tenham pela frente mais de 15 horas de viagem, todos estão muito entusiasmados para essa competição e não acham que o desgaste natural será mais forte que os adversários que terão pela frente.
As chances de medalhas são reais. Hugo Calderano é o primeiro colocado do Ranking do Circuito Mundial e Eric Jouti o terceiro, e ganhou uma motivação a mais depois de conquistar espaço na Seleção adulta pela primeira vez,. Isso aconteceu na Seletiva disputada em São Caetano, na segunda-feira, que deu ao atleta a vaga no Latino-Americano de El Salvador.
Segundo a Líder de Seleções Olímpicas Paula Emerenciano, que passou a semana em São Caetano e participou de várias reuniões com Lincon Yasuda, o país enviará para essa competição uma equipe renovada no masculino e muito forte no feminino, com a atual nº 1 das Américas, Caroline Kumahara, a campeã da etapa do Aberto de Jovens do Brasil, Karina Hayama, e a atleta Paraolímpica da Classe 10, Bruna Alexandre.
--- Todos os nossos atletas estão em excelente fase e a expectativa para esse evento é a melhor possível --- afirmou Paula, que acertou com Lincon Yasuda os últimos detalhes para essa viagem e também discutiu o planejamento para a próxima temporada.

Na foto, da esquerda para a direita, Massao Kohatsu, Hugo Calderano, o técnico Francisco Arado, Eric Jouti e Vitor Ishiy.

Caroline Kumahara - Atleta de São Caetano do Sul

Karina Hayama - Atleta de São Caetano do Sul

Bruna Alexandre - Atleta de São Caetano do Sul

FONTE: CBTM




quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Irmãs Fernanda e Gabrila Kodama comemoram mais um ano de vida


Fernanda e Gabriela Kodama - Atletas de São Caetano do Sul

O dia foi de comemorações no ginásio do clube São Caetano, onde acontecem as Seletivas para o Campeonato Sul-Americano, mas não pelo fato de um atleta da casa, Rafael Torino, ter conquistado a vaga na categoria mirim.
Duas meninas muito queridas completaram mais um ano de vida, as irmãs Fernanda e Gabriela Kodama, que apesar de gêmeas pouco se parecem fisicamente e muito menos em termos de comportamento e gosto.
Fernanda é bem mais comunicativa e vive com um sorriso largo no rosto, enquanto Gabriela é bem mais tímida. As duas treinam no São Caetano e fazem parte da nova geração de talentos do Tênis de Mesa brasileiro.
A competição continua na manhã dessa quinta-feira com a disputa da segunda vaga no mirim masculino.
a sexta entram em ação as categorias infantil masculino e mirim feminino e no sábado o encerramento será com a segunda vaga do infantil masculino e infantil feminino.

FONTE: CBTM

Rafael Torino conquista a vaga para o Sul-Americano na Seletiva mirim


 Rafael Torino - Atleta de São Caetano do Sul
O atleta Rafael Torino conquistou nessa quarta-feira, no ginásio do clube São Caetano, onde treina praticamente todos os dias, a vaga na Seleção Brasileira que participará do Campeonato Sul-Americano, em abril de 2013.
Rafael superou na final da Seletiva mirim masculina o santista Pedro Rodrigues, do Colégio Santa Cecília, por 4 a 0, com parciais de 11-8, 11-7, 11-5, 11-5. Será a primeira competição internacional do menino, que começou a jogar Tênis de Mesa com o pai quando tinha apenas seis anos de idade.
--- Quando tinha essa idade brincava de ping-pong e vencia todo mundo. Então disseram para os meus pais que eu poderia jogar Tênis de Mesa e passei a treinar no Itaquera --- explicou Rafael, que é fã de Gustavo Tsuboi e admira o estilo de jogo do alemão Timo Boll.
--- Se um dia conseguir jogar a metade que o Tsuboi joga vou ficar satisfeito --- afirmou Rafael, que diz observar muito os treinos do ídolo para depois tentar colocar em prática na mesa algo parecido. Pelo visto a estratégia está dando certo.
Rafael passou pela fase de grupos em primeiro lugar com duas vitórias sobre João Gabriel e Henrique Uezato. Depois, nas quartas de final, derrotou Eike Onodera, um dos candidatos a vaga, e na semifinal passou novamente por João Gabriel.
--- Fico muito contente com poder jogar pelo Brasil em uma competição fora e dedico essa vitória a minha família, que sempre me apoia --- vibrou Rafael.

Clique aqui e veja todos os resutados da Seletiva mirim

FONTE: CBTM

Eric comemora conquista da vaga na Seleção Brasilera adulta pela primeira vez


Paco e Eric Jouti - Técnico e Atleta de São Caetano do Sul
Um dos atletas mais talentosos da nova geração do Tênis de Mesa brasileiro conseguiu nessa terça-feira um feito que ficará guardado para sempre em sua memória. Pela primeira vez Eric Jouti representará a Seleção adulta em uma competição internacional, um sonho compartilhado por todos os atletas em início de carreira.
Eric venceu na final da Seletiva, realizada no ginásio do clube São Caetano, Gustavo Messias, por 4 a 2, e garantiu uma vaga na Seleção que disputará o Campeonato Latino-Americano de El Salvador, em março de 2013. Como não poderia deixar de ser, Eric saiu da mesa com um sorriso largo no rosto e parecia não acreditar no que acabara de acontecer.
--- Realmente, não estava esperando. Foi uma grande surpresa! --- admitiu o atleta, que atualmente ocupa a terceira posição do Ranking do Circuito Mundial Juvenil e na véspera havia terminado a fase de grupos em segundo lugar.
--- Joguei muito mal no primeiro dia e cheguei a pensar que nem sequer passaria da fase de grupos. Foram partidas tensas, mas felizmente consegui encontrar meu jogo nessa terça-feira. Fui ganhando confiança durante a competição e mantive a concentração até o final. Acho que isso fez diferença e me ajudou a vencer --- acredita.
Quando um jovem chega ao topo em uma modalidade, como acontece agora com Eric Jouti, é comum olhar para trás e lembrar de todo o caminho percorrido, das horas diárias de treinos, dos convites recusados para sair com os amigos e tudo mais que qualquer adolescente normal costuma fazer.
Nesse momento de vitória e alegria, Eric aproveitou para prestar uma homenagem especial aos pais, que sempre acreditaram em seu potencial, e aos técnicos com quem trabalhou desde o início, Reinaldo Hídeo Yamamoto e Francisco Arado, o Paco, que o comandou nessa Seletiva inesquecível.
--- Quero fazer um agradecimento especial ao Hídeo e ao Paco, que sempre me ajudaram muito tecnicamente. A ajuda deles foi fundamental para eu conseguir chegar até aqui. Não posso esquecer também da minha família, que me apoia incondicionalmente, e aos amigos que sempre torceram por mim. Valeu gente! --- vibrou Eric.
Primeira rodada
Vitor Ishiy 4 x 1 Lidney Castro (8-11, 11-8, 11-5, 11-8, 11-8)
Danilo Toma 4 x 1 Massao Kohatsu (11-13, 11-3, 11-6, 11-5, 11-7)
Eric Mancini 4 x 0 Rafael Shimizu (11-9, 11-9, 11-8, 11-9)
Humberto Manhani 4 x 0 Nicolas Santos (11-6, 11-9, 11-4, 12-10)

Segunda rodada
Eric Jouti 4 x 1 Lidney Castro (11-5, 11-8, 10-12, 11-6, 11-5)
Henrique Narita 4 x 1 Nicolas Santos (11-6, 9-11, 11-8, 11-7, 11-6)
Gustavo Souza 4 x 1 Massao Kohatsu (11-3, 11-7, 5-11, 11-6)
Israel Barreto 4 x 1 Rafael Shimizu (12-10, 8-11, 11-4, 11-6, 11-7)

Terceira rodada
Eric Jouti 4 x 0 Vitor Ishiy (11-7, 13-11, 11-8, 11-7)
Henrique Narita 4 x 0 Humberto Manhani (11-2, 11-5, 11-6, 15-13)
Gustavo Souza 4 x 1 Danilo Toma (12-10, 14-12, 6-11, 14-12, 11-8)
Eric Mancini 4 x 2 Israel Barreto (9-11, 11-7, 11-5, 8-11, 17-15, 11-8)

Semifinais
Eric Jouti 4 X 3 Eric Mancini (11-5, 11-7, 11-7, 10-12, 7-11, 13-11)
Gustavo Souza 4 x 2 Henrique Narita (11-6, 14-12, 5-11, 7-11, 11-7, 11-7)

Final
Eric Jouti 4 x 2 Gustavo Messias (7-11, 11-4, 11-7, 11-7, 10-12, 11-4)

FONTE: CBTM

domingo, 2 de dezembro de 2012

Karina Hayama e Vitor Ishiy garantem as duas primeiras vagas na Seletiva


Karina Hayama - Atleta de São Caetano do Sul
No primeiro dia da Seletiva que definirá os representantes brasileiros no Campeonato Sul-Americano e Latino-Americano, em El Salvador, aconteceram as disputas da categoria Juvenil e os primeiros campeões já foram conhecidos.
Nesse domingo, dois atletas de São Caetano, Vitor Ishiy e Karina Hayama, superaram todos os seus adversários e garantiram o direito de continuarem representando a Seleção Brasileira nas competições de 2013.
No feminino, Karina Hayama passou pela fase de grupos por Tathiane Pimentel e Maiza Mota. Depois, venceu Lais Toma, Thayná Almeida e derrotou a jovem Letícia Nakada na decisão, considerada uma surpresa na competição.
--- Letícia Nakada mostrou evolução e deu trabalho à Karina na final. São duas das promessas para nosso Tenis de Mesa --- explicou o Coordenador Técnico de Seleções Brasileiras, Lincon Yasuda.
No masculino, Vitor Ishiy se classificou em primeiro lugar no grupo depois de vencer Vitor Brience e Leonardo Arakaki. Depois, superou Gabriel Júnior, Massao Kohatsu e Leonardo Chagas, outra surpresa na visão de Lincon.
--- O destaque positivo foi para Leonardo Chagas, de Jacareí, jogador de estilo Caneta, fora das tendências atuais, atuou controlando bem seu ritmo e chegou à final contra Vitor com méritos --- explicou o técnico, que considera que as vagas ficaram em boas mãos.
--- Foram vitórias dentro do esperado. Vitor e Karina estão em boa fase e confirmaram isso nessa seletiva, jogando com muita disciplina e correção --- completou Lincon.

Vitor Ishiy - Atleta de São Caetano do Sul

FONTE : CBTM




quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Gustavo Tsuboi garante mais uma medalha de ouro para São Caetano


Gustavo Tsuboi e Cazuo Matsumoto - Atletas de São Caetano do Sul
São Caetano levou a melhor sobre São Bernardo na disputa individual do Tênis de Mesa com a vitória na decisão de Gustavo Tsuboi, por 3 sets a 1, sobre Hugo Hoyama, ontem, com parciais de 11/6, 7/11, 11/4 e 11/6.
Apesar da rivalidade, ambos os atletas reclamaram das condições de jogo, pois treinam diariamente em dois dos principais centros da modalidade no país e também estão acostumados a estrutura encontrada nos eventos da CBTM.
--- Estamos acostumados com a excelente estrutura que São Caetano oferece. Infelizmente, jogamos aqui em situação adversa. Fica difícil assim --- lamentou Tsuboi.
--- O ginásio não é lugar muito bom, com iluminação ruim, além de o piso e a mesa não serem adequados --- emendou Hoyama.
A medalha de bronze também foi para outro atleta da região do ABC Paulista, Cazuo Matsumoto, de São Caetano, que derrotou por 3 a 1 Eric Mancini, representante de Guarulhos.
No feminino Sub-21, o Grande ABC também manteve o domínio, com ouro para Kátia Kawai, que derrotou na decisão Caroline Kumahara, por 3 a 0 - ambas são de São Caetano. Yan San, de São Bernardo, ficou com o bronze.

FONTE: CBTM

Kátia Kawai vence Caroline Kumahara na final do Torneio Individual Sub 21


Caroline Kumahara e Katia Kawai - Atletas de São Caetano do Sul
Os representantes de São Caetano do Sul seguem se destacando nas competições de Tênis de Mesa dos Jogos do Interior, na cidade de Bauru. Depois da medalha de ouro conquistada no Torneio de Duplas, Kátia Kawai e Caroline Kumahara decidiram o título do Individual.
O jogo foi uma reedição da final do Rating A feminino do Campeonato Brasileiro, realizado em Piracicaba, mas dessa vez a história foi diferente. Com muita personalidade, Kátia conseguiu ditar o ritmo e superou a amiga Caroline Kumahara, por 3 a 0.
A vitória teve um sabor especial, já que aconteceu no mesmo dia em que Caroline foi escolhida pelo Comitê Olímpico Brasileiro a melhor atleta de Tênis de Mesa da temporada. Carol também é a nº 1 do país e das Américas, segundo o Ranking da Federação Internacional.
Kátia passa por uma excelente fase. No final de outubro venceu o Campeonato Sul-Americano, disputado em Santiago do Chile, nas catregorias Sub-21 e Adulta, além de levar o ouro também por equipes ao lado de Karina Hayama.

FONTE: CBTM

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Brasil é Campeão Geral do Latino-Americano Sub 13 e Sub 11


A nova geração do Tênis de Mesa brasileiro mostrou a sua força e conquistou nesse sábado o título de Campeão Geral no Latino-Americano Sub 13 e Sub 11, que aconteceu no Complexo Esportivo de Valencia, na Venezuela.
A competição começou na última terça-feira e reuniu atletas da Argentina, Peru, Porto Rico, Venezuela, Paraguai, Suriname, México, Aruba, Colômbia e El Salvador. Os mexicanos terminaram em segundo e os peruanos em terceiro.
O Brasil conquistou onze medalhas no Torneio de Equipes, Duplas e Duplas Mistas, sendo quatro de ouro, três de prata e quatro de bronze. Foram duas de ouro com as Seleções Sub 13 e Sub 11 masculino, uma de prata no Sub 13 feminino e duas de bronze no Sub 13 masculino e feminino.
No Torneio de Duplas foram mais um ouro com Bruna Takahashi e Alexia Nakashima, uma prata com Eduardo Tomoike e Eike Onodera no Sub 11 e dois bronzes com Daniela Yano e Luana Saito, e Gustavo Hayashi e Carlos Ishida, ambos no Sub 13. Bruna também ficou com o ouro ao lado de Vitor Bibiano na Dupla Mista.
Nos dois últimos dias de competição aconteceram as disputas do Individual e o Brasil conseguiu mais uma dobradinha na final do Sub 11, com Eduardo Tomoike superando Eike Onodera.
No Sub 13 masculino, Gabriel Penha fez uma excelente campanha e se classificou para a a decisão, mas perdeu para o argentino Francisco Sanchi. Apesar do resultado, a prata foi muito comemorada, pois o atleta vem subindo de produção a cada competição e mostra que está no caminho certo.
No Sub 13 feminino, Bruna Takahashi e Alexia Nakashima se enfrentaram na semifinal. Bruna levou a melhor, mas em seguida foi derrotada por Adriana Diaz, de Porto Rico, e também teve que se contentar com a prata. Alexia ficou com o bronze e o Brasil fechou sua participação com 16 medalhas, cinco de ouro, seis de prata e cinco de bronze.
O grupo foi comandado pelos técnicos Luiz Fernando de Paula e Nelson Machado, esse último também coordenador do projeto de Detecção de Talentos da CBTM, que começa a ver os resultados do trabalho vem sendo feito por sua equipe.
--- Nossos atletas tiveram ótimos desempenhos, mas visando um alto rendimento devemos começar a olhar o lado psicológico esportivo e físico com mais cuidado e repassar o conhecimento para os clube e treinadores --- avaliou Nelson Machado.
--- Finalizamos nossa participação com a sensação de dever cumprido --- completou Luiz Fernando de Paula.

Bruna Takahashi - Atleta de São Caetano do Sul - Vice Campeã individual sub 13


Bruna Takahashi - Atleta de São Caetano do Sul  com Alexia Nakashima - Campeãs torneio Duplas sub 13

Gustavo Hayashi - Atleta de São Caetano do Sul com Carlos Ishida, Campeões torneio de Equipes sub 13

Bruna Takahashi - Atleta de São Caetano do Sul com Vitor Bibiano, Campeões torneio Dupla Mista sub 13

Eike Onodera - Atleta de São Caetano do Sul com Eduardo Tomoike, Campeões torneio de Equipes sub 11

 FONTE: CBTM

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Talento de Bruna Takahashi chama a atenção dos dirigentes da ITTF


Bruna Takahashi - Atleta de São Caetano do Sul
A brasileira Bruna Takahashi não conseguiu garantir uma medalha no Desafio Mundial infantil, que aconteceu em Guam, colônia americana localizada na extremidade sul das Ilhas Marianas, no oeste do oceano Pacífico.
No entanto, conquistou muitos admiradores e já caiu nas graças da Federação Internacional de Tênis de Mesa, segundo o técnico Guilherme Simões, que acompanhou o grupo e comandou a Seleção feminina da União Latino-Americana.
--- Apesar de ter apenas 12 anos de idade, Bruna competiu contra atletas de 15 anos e chamou a atenção de todos, principalmente pela sua garra e determinação. Foi muito elogiada e caiu nas graças da ITTF --- explicou Guilherme
Depois de brilhar no II ITTF World Hopes, que aconteceu em Falkenberg, na Suécia  Bruna Takahashi foi convidada para participar de uma semana de treinamentos na Espanha com a Seleção Mundial da ITTF, se preparando para um torneio chamado Euro Minichamps Schlitigheim, que aconteceu na França.
A brasileira, que faz parte do projeto de Detecção de Talentos, coordenado pelo técnico Nelson Machado, foi campeã das Olimpíadas Escolares esse ano, para atletas entre 12 e 14 anos, em Poços de Caldas, Minas Gerais.
No Campeonato Sul-Americano realizado em junho, no Peru, Bruna conseguiu quatro medalhas de ouro no Torneio Individual, Equipes, Duplas e Duplas Mistas. Apesar de nova, a menina tem sonhos de gente grande.
--- Quero ser campeã mundial e estou treinando para um dia atingir esse objetivo --- garantiu.

FONTE: CBTM

domingo, 11 de novembro de 2012

Técnico aposta em Letícia Nakada entre as oito melhores do mundo em 2013


Leticia Nakada - Atleta de São Caetano do Sul
O Brasil poderá ter uma atleta entre as oito melhores do Ranking Mundial Infantil em 2013. A excelente participação de Letícia Nakada no Desafio Mundial de Cadetes, que aconteceu em Guam, deu esperanças ao técnico Guilherme Simões, que acompanhou também Izaac Zauli e Bruna Takahashi.
Letícia representou a Seleção da União Latino-Americana de Tênis de Mesa e terminou a competição individual na 11° colocação, perdendo nas oitavas de final para a thailandesa Ketkuew, por 4 a 0.
--- Para uma atleta em seu primeiro ano de infantil Letícia foi muito bem e fica a esperança de ano que vem, com mais experiência, possa estar entre as oito melhores do mundo --- aposta o técnico Guilherme Simões.
Letícia ocupa atualmente a 116ª posição no Ranking Mundial Sub-15, mas como ingressou agora vai subir naturalmente porque outras atletas sairão dessa faixa etária. Além disso, o desempenho no individual mostra que tem potencial para ir longe.
Depois de serem eliminadas nas oitavas, as atletas continuam disputando as posições seguintes. Letícia enfrentou a brasileira Bruna Takahashi e venceu por 3 a 0. Perdeu para a americana Diane Jiang, por  3 a 0, mas conseguiu levar a melhor sobre a atleta Hopes Leung, de Hong Kong, por 3 a 1, e garantiu o 11º lugar.
Já Bruna Takahashi terminou na 15ª colocação, mas mesmo assim tem muitos motivos para comemorar, pois chamou a atenção de todos pela garra a determinação e foi convidada para integrar a Seleção Mundial Hopes da ITTF.

FONTE: CBTM

sábado, 10 de novembro de 2012

São Caetano comemora o Tri-Campeonato Brasileiro por Equipes




A equipe de Tênis de Mesa da cidade de São Caetano do Sul, região do ABC paulista, conquistou mais uma vez o título de Campeão Brasileiro por Equipes, feito que obteve também em 2010 e 2011.
A cidade de Piracicaba, no interior do estado de São Paulo, pode acompanhar os atletas Olímpicos Gustavo Tsuboi, Caroline Kumahara, Cazuo Matsumoto e a revelação Paraolímpica Bruna Alexandre que, mesmo jogando com atletas sem deficiência física, foi Campeã na Categoria Absoluto B e Vice Campeã na Categoria Juvenil Feminino.
O destaque individual ficou por conta da atleta Olímpica Caroline Kumahara, de apenas 17 anos, que conquistou o titulo Brasileiro na Categoria Juvenil e na Categoria Absoluto A feminino.
Na competição por equipes, São Caetano somou 8.950 pontos contra 8.050 pontos da equipe de Jundiaí, 2º colocado, e 5.950 pontos da equipe Itaim Keiko/Guarulhos, 3º colocado.
--- São Caetano conta hoje com uma das melhores estruturas de treinamento para a modalidade de Tênis de Mesa porque, ao longo dos tempos, soube investir em estrutura e material humano, preparando seus profissionais para hoje colher os resultados deste investimento.

--- Não posso deixar de agradecer o apoio da Prefeitura Municipal e meu amigo Marcos Siarvi, Secretário de Esportes, que confiaram no nosso trabalho ---, destaca Silvio Morais, coordenador da modalidade.

FONTE: CBTM

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Atletas de São Caetano do Sul disputam a final do Rating A feminino.


 Caroline Kumahara - Atleta de São Caetano do Sul
Duas talentosas representantes da nova geração disputaram a final mais importante desse domingo no 43º Campeonato Brasileiro, realizado no Clube de Campo de Piracicaba, no interior de São Paulo.
As amigas Caroline Kumahara e Kátia Kawai, que treinam juntas em São Caetano, decidiram o título do Rating A feminino, que contou com a participação de jogadoras mais experientes como Lígia Silva e Jessica Yamada.
A atual nº 1 do país e melhor atleta da América-Latina, segundo o ranking da Federação Internacional, venceu o duelo caseiro por 3 a 1, repetindo o feito ocorrido há dois anos no Sul-Americano Juvenil, na Colômbia.
Kátia levou a melhor no primeiro set, vencendo por 11 a 9. No segundo teve a chance de liquidar a fatura, mas Caroline salvou dois set points seguidos e conseguiu uma bela virada, fechando em 12 a 10.
No terceiro o equilíbrio continuou e as atletas seguiram praticamente empatadas, mas no final Caroline conseguiu fechar novamente em 12 a 10. Os dois resultados apertados seguidos deram confiança a atleta, que não deu chances a Kátia Kawai e levou também o quarto set, por 11-8.
--- Consegui atingir meus objetivos. Fui campeã na categoria Juvenil e agora encerro minha participação com o título do Rating A. Estou muito feliz e isso me dá motivação para continuar treinando cada vez mais --- comemorou.
Com apenas 17 anos, Caroline diz que ainda é muito cedo para pensar em jogar fora do país. No entanto, sabe que para conseguir evoluir ainda mais precisa participar competições internacionais com mais frequência.
--- Por enquanto ainda não penso em sair de São Caetano, mas sei que para chegar em um nível mais elevado tenho que sair --- afirmou Caroline, que embora não goste de fazer planos tem como meta chegar ao Top 50 do Ranking Mundial.
--- Tenho que trabalhar dia após dia, sem pensar muito no futuro. Não adianta ficar fazendo planos para frente, se o agora não funcionar. Não dá para fazer previsões --- completou Caroline.

Katia Kawai e Caroline Kumahara ambas atletas de São Caetano do Sul, disputando a final.


FONTE: CBTM

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Kátia Kawai e Karina Hayama levam mais um ouro para São Caetano


Katia Kawai - Atleta de São Caetano do Sul
Menos de uma semana depois da medalha de ouro no Torneio de Seleções de Clubes, na categoria Absoluto A, no 43º Campeonato Brasileiro realizado no ginásio do Clube de Campo de Piracicaba, no interior de São Paulo.
Kátia Kawai e Karina Hayama, que fizeram a final da competição que aconteceu em Santiago do Chile, são parceiras quando disputam eventos de equipes e duplas e entraram como favoritas. A duas não tiveram muitas dificuldades para vencer a dupla formada por Suellen Almeida Batista e Yara Batisti, por 3 a 0.
Em terceiro lugar terminaram a Associação Okinawa de Campo Grande-MS, que foi representada por Bruna Lais Cruz Ojeda e Fabiana Tiemi Idie, e o Nipo Campo Mourão - PR , que contou com as atletas Erikakim Ura e Hilda Endo.
Na decisão, Karina abriu a série com uma vitória folgada sobre Yara, ´por 3 a 0, como mostram as parciais de 11-6, 11-5, 11-2. Em seguida Kátia repetiu o feito contra Suellen fechando o jogo com parciais de 11-2, 11-3, 11-5.
Na partida de duplas, Kátia e Karina mostraram bom entrosamento e não deram chances as adversárias, aplicando mais um convincente 3 a 0 (11-2, 11-7, 11-8).

Katia Kawai e Karina Hayama - Atletas de São Caetano do Sul

FONTE: CBTM

Atletas de São Caetano do Sul brilham no Campeonato Paulista da 1ª. Divisão


No último domingo dia 21 aconteceram os jogos do Campeonato Paulista da 1ª. Divisão da categoria Masculina e Feminina na cidade de Santos.

Caroline Kumahara, atleta de São Caetano do Sul, conquistou o primeiro lugar, após disputar a final da categoria com Carina Murashige.




Já no masculino, destaque para o atleta Vitor Ishyi, também atleta de São Caetano do Sul que disputou a final da categoria com Eric Mancini.


Abaixo a tabela de classificação geral da 1ª. Divisão Paulista:

Campeonato Paulista Individual da 1ª Divisão Masculina/2012  
1º. Vitor Ishiy (São Caetano do Sul/SEEST/XIOM) 
2º. Eric Mancini (AAEC/Guarulhos ESD/ADR Itaim Keiko) 
3º. Emerson Maeda (ADC Estrela/Santos FC/PMS) 
3º. Thiago Grossklaus (CTM de Jacareí/CCR Nova Dutra/PMJ) 
5º. Massau Kohatsu (São Caetano do Sul/SEEST/XIOM) 
5º. Fernando Franco (CTM de Jacareí/CCR Nova Dutra/PMJ) 
5º. Alex Sakata (CTM de Jacareí/CCR Nova Dutra/PMJ) 
5º. Leonardo Chagas (CTM de Jacareí/CCR Nova Dutra/PMJ) 
 
Campeonato Paulista Individual da 1ª Divisão Feminina/2012 
1ª. Caroline Kumahara (São Caetano do Sul/SEEST/XIOM) 
2ª. Carina Murashige (ADC Estrela/Santos FC/PMS) 
3ª. Lia Ohira (AAEC/Guarulhos ESD/ADR Itaim Keiko) 
3ª. Katia Abe (CTM de Jacareí/CCR Nova Dutra/PMJ) 
5ª. Barbara Perrone (Liga de TM "RT" Int. Cidades do Interior)   

Na  2ª Divisão do Paulista, tivemos mais atletas de São Caetano do Sul que ficaram entre os 5 primeiros colocados.

Campeonato Paulista da 2ª Divisão Individual Masculino/2012 
1º. Jeff Yamada (AAEC/Guarulhos ESD/ADR Itaim Keiko) 
2º. Leonardo Chagas (CTM de Jacareí/CCR Nova Dutra/PMJ) 
3º. Lian Sai Xi (Associação Desportiva Santo André) 
3º. Fernando Franco (CTM de Jacareí/CCR Nova Dutra/PMJ) 
5º. Alex Sakata (CTM de Jacareí/CCR Nova Dutra/PMJ) 
5º. Massao Kohatsu (São Caetano do Sul/SEEST/XIOM) 
5º. Nelson Kusuoka (São Caetano do Sul/SEEST/XIOM) 
5º. Henrique Narita Filho (Associação Nikkey de São José dos Campos) 


FOTOS: Gentilmente cedidas pelo Ari da FPTM

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Kátia Kawai termina o Campeonato Sul-Americano com duas medalhas de ouro


Katia Kawai e Karina Hayama - Atletas de São Caetano do Sul
Depois de conquistar a medalha de ouro no Torneio Sub 21, Kátia Kawai encerrou sua participação no Campeonato Sul-Americano, que aconteceu no ginásio Olímpico de San Miguel, em Santiago do Chile, com o título no Individual, superando na decisão a também brasileira Karina Hayama, por 4 a 0.
O Brasil terminou a competição com quatro medalhas, sendo duas de ouro, uma de prata e o bronze com a equipe masculina formada por Lidney Castro, Danilo Toma e Jeff Yamada. O campeão geral foi o Chile, que levou para casa dez medalhas no total, quatro de ouro, três de prata e três de bronze.
A decisão entre Kátia (esquerda) e Karina mostra que o talento da nova geração do Tênis de Mesa feminino do país não se restringe a Caroline Kumahara, que completou 17 anos no dia da abertura dos Jogos Olímpicos, semanas depois garantir o título da Copa ITTF Latino-Americana, em San José, na Costa Rica.
Kátia é a quinta melhor atleta do país, segundo o Ranking da ITTF, e Karina ainda comemora a conquista de seu primeiro título em um evento internacional, no Torneio Individual infantil feminino do Aberto de Jovens, etapa do Circuito Mundial promovida pela ITTF no Rio de Janeiro no mês passado.
O próximo compromisso das duas será no Campeonato Brasileiro, que acontece entre os dias 30 desse mês e 04 de novembro, em Piracicaba, no interior de São Paulo. Kátia e Karina fazem parte da Seleção da Federação Paulista, a primeira na categoria Juventude e a segunda na Juvenil, mas as atletas também podem se enfrentar no Rating A.
Clique aqui e confira os resultados finais do Campeonato Sul-Americano.

FONTE: CBTM

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Kátia Kawai conquista o ouro no Campeonato Sul-Americano Sub-21


Katia Kawai e Karina Hayama, Atletas de São Caetano do Sul
A brasileira Kátia Kawai conquistou a medalha de ouro no Torneio Individual Sub-21 do Campeonato Sul-Americano, que acontece no ginásio Olímpico de San Miguel, em Santiago do Chile. A decisão foi contra a chilena Judith Morales, em jogo marcado pelo equilíbrio e a emoção, decidido apenas no último set..
Depois de começar perdendo por 13-11 e 11-6, Kátia não se abateu e conseguiu uma virada sensacional. A brasileira fechou o terceiro e o quarto sets por 11 a 9, sempre demonstrando muita personalidade e vibrando a cada ponto. Assim, entrou com moral no quinto set e fechou por 11 a 5, vencendo por 3 a 2.
Kátia (na foto à esquerda) se classificou na fase de grupos em primeiro lugar, superando a venezuelana Winbley Monteiro, por 3 a 0 (11-4,11-8,11-6) e a paraguaia Sandy Gavilan, por 3 a 1 (11-6, 7-11, 11-9,11-5). Nas quartas de final levou a melhor no duelo caseiro contra Karina Hayama, por 3 a 2 (12-10, 6-11, 9-11, 11-9, 11-7) e na semifinal passou pela argentina Ana Codina, por 3 a 0 (11-7, 11-9, 11-3).
--- Estou muito feliz e quero agradecer a todos que torceram por mim --- afirmou Kátia.
No Torneio Sub 21 masculino o título ficou com o paraguaio Marcelo Aguirre, que derrotou na decisão o chileno Felipe Olivares, por 3 a 2. (6-11, 11-4, 11-8, 7-11, 14-12). O brasileiro Jeff Yamada não conseguiu passar da fase de grupos e Danilo Toma foi eliminado pelo campeão nas quartas de final.

FONTE: CBTM