terça-feira, 24 de janeiro de 2012

APÓS RESULTADO HISTÓRICO, FRANÇA É DESTINO DE CALDERANO

No esporte é comum ouvir histórias de superação com atletas que conseguiram chegar ao topo sem a ajuda de ninguém, apenas com o talento e disposição. O bronze conquistado por Hugo Calderano no Desafio Mundial Infantil, nesse domingo, 23, em Porto Rico, reforça a importância do investimento feito pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), que desde cedo acreditou em seu talento e lhe ofereceu condições de evoluir.
Calderano nasceu no Rio de Janeiro e começou a treinar no Fluminense aos 9 anos. Na época praticava também Atletismo e Vôlei. Foi Campeão Estadual de Salto em Distância e titular da Seleção carioca mirim, mas quando chegou à categoria infantil precisou escolher, pois a intensidade de treinamentos e a frequência de competições exigia maior dedicação. A paixão pelo Tênis de Mesa acabou falando mais alto.
Em pouco tempo Hugo passou a ser apontado pelos especialistas como a maior revelação da modalidade nos últimos anos. As belas participações e os resultados obtidos em eventos disputados na Europa fizeram com que todos constatassem que realmente se tratava de um jogador muito acima da média. Pensando no futuro, em especial nas Olimpíadas de 2016, a CBTM passou a cuidar mais efetivamente da carreira do atleta.
No ano passado, além de estágios na Ásia e Europa, com destaque para a temporada que passou na França treinando sob o comando do técnico da Seleção Brasileira Jean-René Mounie, Calderano acabou se mudando para São Caetano do Sul, onde passou a conviver diariamente com alguns dos principais nomes da modalidade como Gustavo Tsuboi e Cazuo Matsumoto, além de ter acompanhamento do técnico Francisco Arado, o Paco.
O talento, aliado a ajuda que vem recebendo da CBTM, levou Hugo Calderano a conquistar títulos importantes como o Latino Americano de 2010 e 2011, e três medalhas de ouro na etapa do Circuito Mundial disputado na Polônia (equipes, duplas e individual). Diante de tudo isso, mais uma vez o atleta terá de passar por mudanças em sua vida. A expectativa é de que até setembro o atleta já esteja morando na França.
Já existe um planejamento nesse sentido e a CBTM pretende alugar um quarto para Hugo Calderano e Gustavo Tsuboi no INSEP, considerado um dos melhores centros de treinamento do mundo em vários esportes. 


FONTE: CBTM

Nenhum comentário:

Postar um comentário