segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Hugo Calderano é a esperança do Brasil para as Olimpíadas de 2016


Hugo Calderano - Atleta de São Caetano do Sul
Quem pretende torcer para o tênis de mesa brasileiro na Olimpíada do Rio de Janeiro em 2016 pode começar a se acostumar com um nome: Hugo Calderano. Aos 16 anos, ele lidera o ranking mundial por etapas (que considera apenas os resultados no Circuito Mundial corrente) na categoria juvenil da Federação Internacional de Tênis de Mesa (IFTT, na sigla em inglês). Com 4590 pontos, Calderano surge como o principal jogador da nova safra de mesatenistas do Brasil.
Atleta do São Caetano do Sul, Hugo Calderano começou cedo no esporte, aos oito anos, ainda na época em que morava no Rio de Janeiro. Percebendo o talento do filho, o pai de Calderano tratou de levá-lo para o Fluminense, onde deu a largada para sua promissora carreira.
Comecei brincando com meu pai, na época era pingue-pongue ainda. Aí ele viu que eu levava jeito e me levou para treinar no Fluminense. Fui gostando, gostando, melhorando cada vez mais e continuei no esporte lembra o garoto de fala tímida.
Depois de seis anos nas Laranjeiras, o mesatenista carioca sentiu a necessidade de melhorar seu nível de competição. Para isso, o caminho natural foi São Paulo, estado brasileiro com maior tradição na modalidade e os melhores centros de treinamento. Calderano passou a treinar no São Caetano do Sul, clube que atualmente tem a maior quantidade de atletas na Seleção Brasileira oito nesta convocação para a categoria juvenil.
Àquela altura, Calderano já colecionava alguns feitos marcantes. Em 2008, em sua primeira Olimpíada Escolar, ganhou a láurea de ouro por equipes e terminou em terceiro nas duplas. Um ano depois, seu desempenho foi ainda melhor, com uma medalha dourada no individual e prata nas equipes. Por esses resultados, ele foi o grande vencedor do Prêmio Brasil Olímpico de melhor atleta escolar, em 2009, na categoria entre 12 e 14 anos.
LIDERANÇA DO RANKING E VITÓRIA CONTRA O ÍDOLO
Na escalada rumo à elite da modalidade e a consolidação da carreira, um degrau importante foi superado ano passado. Pela Seletiva do Campeonato Latino-Americano, ele não se intimidou e bateu Hugo Hoyama, dono de dez medalhas de ouro em Jogos Pan-Americanos.
Contra o Hugo Hoyama foi uma boa partida, consegui jogar bem e ganhar dele. Estava muito confiante. Ele me tratou como um adversário, não como um menininho de 15 anos. E, como em qualquer jogo, não ficou muito feliz de ter perdido contou.
Em abril deste ano, mais uma façanha. Calderano foi o primeiro mesatenista brasileiro a liderar o ranking por etapas da IFTT após vencer seu companheiro de equipe, Eric Jouti, na final da etapa argentina do Circuito juvenil masculino.
Fiquei muito feliz quando assumi a ponta do ranking na Argentina, porque não é fácil. Você tem que vencer várias etapas. Foi muito bom para mim afirmou.
ESPERANÇA PARA RIO-2016
Em nome da melhor preparação possível para a Olimpíada em casa, Hugo Calderano vai encarar uma nova mudança em outubro. O mesatenista irá morar na França para treinar com os atletas da seleção europeia, a melhor do continente na categoria juvenil.
Lá, ele vai usufruir da estrutura do INSEP, o principal centro de treinamento olímpico da França.
Estou treinando muito forte para a Olimpíada aqui no Rio. Em outubro vou me mudar para França, e meu nível de treinamento deve subir mais ainda. Espero conseguir fazer o melhor para o Brasil na Olimpíada projetou o garoto.
Enquanto os Jogos Olímpicos não chegam, Calderano está na capital fluminense para competir no Aberto do Brasil Infantil e Juvenil, 23ª etapa do Circuito Mundial de Tênis de Mesa. Na quinta-feira, pela competição por equipes, ele ajudou o Brasil garantir o primeiro lugar na fase de grupos. Primeiro, ele e Eric Jouti venceram o Brasil D, formado por Djalma Ferreira, Caio Lobato e Daniel Carvalho, por 3 a 0; depois, passaram pelos argentinos Fermin Tenti, Hernan Trujillo e Nicolas Galvano, também por 3 a 0.
Lancepress

sábado, 22 de setembro de 2012

Karina Hayama é a primeira semifinalista do Torneio Individual Juvenil


Karina Hayama - Atleta de São Caetano do Sul
Pela fase de grupos do Individual Feminino, na categoria Juvenil, Karina Hayama do Brasil assegurou a primeira colocação em seu grupo ao vencer Veronika Tuslova, da República Tcheca, pelo placar de 3 sets a 0, pelo Aberto de Jovens do Brasil de Tênis de Mesa, no Rio de Janeiro.

A partida, realizada no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes, o Cefan da Marinha, confirmou o bom momento de Karina dentro da competição. No primeiro set a brasileira não esteve bem, parecia um pouco dispersa e foi derrotada por 11-08.

Depois do susto Karina acordou e empatou a partida pelo placar de 11-05. Com a confiança retomada a brasileira tomou conta do jogo e com o mesmo placar do segundo set (11-05) passou a frente no placar. No quarto set a história se repetiu e Hayama não titubeou fechando a partida com um 11-02, 3 sets a 1, placar final.

Nas partidas anteriores Karina venceu pelo mesmo placar, 3 sets a 1 contra a brasileira Laís Toma e novamente 3 sets a 1 contra a mesatenista Maria Aguerre, atleta da Argentina.
Além de Karina, a argentina Agustina Iwasa também está classificada para a semifinal do Torneio Individual. Karina espera pelo duelo entre a brasileira Lia Ohira e a argentina, enquanto Agustiva aguarda pelo resultado da partida entre a peruana Francesca Vargas e a brasileira Caroline Kagohara.

O Aberto de Jovens 2012 é promovido pela Federação Internacional de Tênis de Mesa, com o suporte da CBTM, patrocínio de State Grid Brasil Holding S.A, CCR, Lei de Incentivo Fiscal e Ministério do Esporte, além do apoio de Butterfly e Tibhar.

FONTE: CBTM

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Equipe Infantil feminina conquista a primeira medalha de ouro para o Brasil


 Bruna Takahashi e Leticia Nakada - Atletas de São Caetano do Sul
O Brasil conquistou a sua primeira medalha de ouro no Torneio de Equipes Infantil do Aberto de Jovens, etapa do Circuito Mundial promovida pela Federação Internacional de Tênis de Mesa que acontece no Rio de Janeiro.
O time formado por Bruna Takahashi (foto), Letícia Nakada, Sofia Calderano e Tathiane Pimentel superou nessa sexta-feira a Argentina, de Lucia Iliovich e Ana Zapatero, por 3 a 0, com destaques para Bruna e Letícia, que venceram seus jogos e fecharam o confronto na partida de duplas.
--- Para mim é motivo de orgulho e satisfação ser campeã logo no meu primeiro Aberto de Jovens disputado no Brasil. Sinto-me honrada e isso serve de estímulo para continuar treinando e representando o meu país --- afirmou a atleta.
Como não poderia deixar de ser, Létícia estava feliz com o resultado e comemorou bastante a vitória sobre Ana Zapatero, uma adversária conhecida e perigosa, a quem a brasileira já enfrentou e teve dificuldades em outras competições.
--- Estou muito feliz. Consegui manter a concentração e me saí bem em todos os fundamentos. Cometi alguns erros no primeiro dia, mas consegui corrigir a tempo. Foi a quarta vez que enfrentei essa atleta da Argentina e conheço bem o jogo dela. É sempre muito difícil, pois ela usa um pino longo --- explicou Letícia, que agora espera repetir as belas atuações no Torneio Individual, que começa nesse sábado.
--- Entro mais confiante e com certeza vou lutar muito para tentar conquistar mais esse título --- garantiu.
O Aberto de Jovens 2012 é promovido pela Federação Internacional de Tênis de Mesa, com o suporte da CBTM, patrocínio de State Grid Brasil Holding S.A, CCR, Lei de Incentivo Fiscal e Ministério do Esporte, além do apoio de Butterfly e Tibhar.

FONTE: CBTM

Bruna Takahashi e Letícia Nakada a uma vitória do título no Infantil


 Leticia Nakada e Bruna Takahashi - Atletas de São Caetano do Sul
As brasileiras Bruna Takahashi e Letícia Nakada (foto) estão bem perto do título na categoria Infantil do Aberto de Jovens do Brasil, etapa do Circuito Mundial promovida pela Federação Internacional de Tênis de Mesa, que começou na manhã dessa quinta-feira, no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes, o Cefan da Marinha, no Rio de Janeiro



Bruna e Letícia, que antes da competição eram apontadas como favoritas, conseguiram dois bons resultados. Primeiro passaram pelo Brasil B, formado por Hanna Ueda e Martina Kohatsu, por 3 a 1. Depois superaram um combinado formado pela brasileira Jessica Iseri e a Veronika Tuslova, da República Tcheca, também por 3 a 1.
Nessa sexta-feira, a partir das 13:30h, Bruna e Letícia enfrentam a Argentina, enquanto na outra partida da rodada o Brasil B jogará contra Jessica e Verônica, no mesmo horário.
--- Entrei um pouco nervosa, mas superei bem isso. Fui encontrando meu jogo ao decorrer da partida e consegui impor meu ritmo e me saí bem nas trocas de bolas --- afirmou Bruna.
O Aberto de Jovens 2012 é promovido pela Federação Internacional de Tênis de Mesa, com o suporte da CBTM, patrocínio de State Grid Brasil Holding S.A, CCR, Lei de Incentivo Fiscal e Ministério do Esporte, além do apoio de Butterfly e Tibhar.
Clique aqui para mais detalhes sobre a competição Infantil feminina.

FONTE: CBTM

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Técnicos participam de curso em São Caetano com português Ricardo Faria


Centro de Treinamento de Tênis de Mesa de São Caetano do Sul
Com o objetivo de ajudar no desenvolvimento da modalidade no país, a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa promove em São Caetano um curso para treinadores denominado Coaching Education, que está sendo comandado pelo português Ricardo Faria, um dos mais respeitados da Europa.
As atividades acontecem simultaneamente aos treinamentos de jovens atletas brasileiros para a etapa do Circuito Mundial promovida pela Federação Internacional de Tênis de Mesa, o Aberto do Brasil, que será organizado pelo CBTM entre os dias 20 e 23 desse mês no Cefan, no Rio de Janeiro.
No total, vinte técnicos de várias regiões do país foram convocados para esse treinamento: Reinaldo Yamamoto, Guilherme Simões, Fabio Almeida, Toshio Takeda, Nelson Kussuoka, Willian Kumagai, Luiz Fernando de Paula, Alexandre Ghizi, Edson Silva, Mauro Uwagoya, Jorge Fanck, Jefferson Takaki, Alexandre Campos, Daniel Ramos, Pedro Geronimo,  Darlan da Silva, Wesley Rosa, Cannon Dias, Enivaldo Vasconcelos e Augusto Correa.
Os trabalhos acontecem em dois períodos diários e estão sendo acompanhados também pelo Coordenador de Seleções Lincon Yasuda.
--- A iniciativa da CBTM de trazer um técnico internacional é de extrema importância. Ricardo tem nos passado sua experiência, sua filosofia de trabalho, seus ensinamentos e a vivência com atletas top do mundo, mostrando que o que faz a diferença é o trabalho do dia a dia, não existe uma fórmula mágica ou um ‘milagre’. Tentando padronizar os treinos, para caminharmos na mesma direção de norte a sul do país --- destacou o técnico Willian Kumagai.

FONTE: CBTM

Gustavo Tsuboi estreia com vitória no Aberto da Rússia

Gustavo Tsuboi - Atleta de São Caetano do Sul

Representando a Seleção Brasileira de Tênis de Mesa masculina principal, Cazuo Matsumoto, Gustavo e Tsuboi e Thiago Monteiro, estão na Rússia onde disputam o Aberto de Koltsovo, etapa ITTF do Circuito Mundial, de 12 a 16 de setembro.

Nesta quarta-feira, 12, ainda pela fase de grupos, os brasileiros estrearam na competição. O destaque verde e amarelo foi Gustavo Tsuboi, que no seu primeiro desafio contra o russo Nikita Yarushin, aplicou um sonoro 4 a 0 e trouxe a primeira vitória para o Brasil.

Já Thiago Monteiro, outro brasileiro a fazer sua estreia nesta quarta, não teve a mesma sorte contra o também russo Pavel Pulnyi e acabou sendo derrotado pelo placar de 4 a 3.

Cazuo Matsumoto, melhor brasileiro posicionado no ranking mundial, na posição de número 85, entrará direto na chave principal do Torneio Individual e espera pelos resultados para conhecer seu adversário.

Pelo Torneio de Duplas, Cazuo Matsumoto e Thiago Monteiro, que ficaram com o bronze na República Tcheca, aguardam pela definição da fase preliminar, assim como Gustavo Tsuboi, que jogará ao lado do bielo-russo Pavel Platonov.

FONTE: CBTM

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Duelo emocionante marca a despedida de Cazuo na República Tcheca


Cazuo Matsumoto - Atleta de São Caetano do Sul
O brasileiro Cazuo Matsumoto, o único representante do país que ainda estava na disputa do Torneio Individual na etapa do Circuito Mundial promovida pela Federação Internacional de Tênis de Mesa na República Tcheca, perdeu para o russo Fedor Kuzmin, por 4 a 3, nesse sábado, e foi eliminado nas oitavas de final.
O atual nº 1 do país, no entanto, se despediu da competição de cabeça erguida, pois enfrentou um adversário difícil de igual para igual e poderia muito bem ter vencido.
 No entanto, o russo levou a melhor nos momentos decisivos e teve que suar a camisa para conseguir vencer, As parciais de 14-12, 11-4, 11-8, 6-11, 14-16, 7-11, 12-10 mostram como a partida foi equilibrada.
Cazuo venceu na estreia o sueco Mattias Karlsson e depois conseguiu outro resultado positivo contra o belga Cedric Nuytinck, por 4 a 2.
Thiago Monteiro e Gustavo Tsuboi também começaram vencendo, mas perderam e foram eliminados na fase entre os 32 melhores da competição.
Agora os brasileiros voltam suas atenções para o Aberto da Rússia, que será disputado entre os dias 12 e 16 desse mês na cidade de Koltsovo.

FONTE: CBTM