quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Gustavo Tsuboi garante mais uma medalha de ouro para São Caetano


Gustavo Tsuboi e Cazuo Matsumoto - Atletas de São Caetano do Sul
São Caetano levou a melhor sobre São Bernardo na disputa individual do Tênis de Mesa com a vitória na decisão de Gustavo Tsuboi, por 3 sets a 1, sobre Hugo Hoyama, ontem, com parciais de 11/6, 7/11, 11/4 e 11/6.
Apesar da rivalidade, ambos os atletas reclamaram das condições de jogo, pois treinam diariamente em dois dos principais centros da modalidade no país e também estão acostumados a estrutura encontrada nos eventos da CBTM.
--- Estamos acostumados com a excelente estrutura que São Caetano oferece. Infelizmente, jogamos aqui em situação adversa. Fica difícil assim --- lamentou Tsuboi.
--- O ginásio não é lugar muito bom, com iluminação ruim, além de o piso e a mesa não serem adequados --- emendou Hoyama.
A medalha de bronze também foi para outro atleta da região do ABC Paulista, Cazuo Matsumoto, de São Caetano, que derrotou por 3 a 1 Eric Mancini, representante de Guarulhos.
No feminino Sub-21, o Grande ABC também manteve o domínio, com ouro para Kátia Kawai, que derrotou na decisão Caroline Kumahara, por 3 a 0 - ambas são de São Caetano. Yan San, de São Bernardo, ficou com o bronze.

FONTE: CBTM

Kátia Kawai vence Caroline Kumahara na final do Torneio Individual Sub 21


Caroline Kumahara e Katia Kawai - Atletas de São Caetano do Sul
Os representantes de São Caetano do Sul seguem se destacando nas competições de Tênis de Mesa dos Jogos do Interior, na cidade de Bauru. Depois da medalha de ouro conquistada no Torneio de Duplas, Kátia Kawai e Caroline Kumahara decidiram o título do Individual.
O jogo foi uma reedição da final do Rating A feminino do Campeonato Brasileiro, realizado em Piracicaba, mas dessa vez a história foi diferente. Com muita personalidade, Kátia conseguiu ditar o ritmo e superou a amiga Caroline Kumahara, por 3 a 0.
A vitória teve um sabor especial, já que aconteceu no mesmo dia em que Caroline foi escolhida pelo Comitê Olímpico Brasileiro a melhor atleta de Tênis de Mesa da temporada. Carol também é a nº 1 do país e das Américas, segundo o Ranking da Federação Internacional.
Kátia passa por uma excelente fase. No final de outubro venceu o Campeonato Sul-Americano, disputado em Santiago do Chile, nas catregorias Sub-21 e Adulta, além de levar o ouro também por equipes ao lado de Karina Hayama.

FONTE: CBTM

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Brasil é Campeão Geral do Latino-Americano Sub 13 e Sub 11


A nova geração do Tênis de Mesa brasileiro mostrou a sua força e conquistou nesse sábado o título de Campeão Geral no Latino-Americano Sub 13 e Sub 11, que aconteceu no Complexo Esportivo de Valencia, na Venezuela.
A competição começou na última terça-feira e reuniu atletas da Argentina, Peru, Porto Rico, Venezuela, Paraguai, Suriname, México, Aruba, Colômbia e El Salvador. Os mexicanos terminaram em segundo e os peruanos em terceiro.
O Brasil conquistou onze medalhas no Torneio de Equipes, Duplas e Duplas Mistas, sendo quatro de ouro, três de prata e quatro de bronze. Foram duas de ouro com as Seleções Sub 13 e Sub 11 masculino, uma de prata no Sub 13 feminino e duas de bronze no Sub 13 masculino e feminino.
No Torneio de Duplas foram mais um ouro com Bruna Takahashi e Alexia Nakashima, uma prata com Eduardo Tomoike e Eike Onodera no Sub 11 e dois bronzes com Daniela Yano e Luana Saito, e Gustavo Hayashi e Carlos Ishida, ambos no Sub 13. Bruna também ficou com o ouro ao lado de Vitor Bibiano na Dupla Mista.
Nos dois últimos dias de competição aconteceram as disputas do Individual e o Brasil conseguiu mais uma dobradinha na final do Sub 11, com Eduardo Tomoike superando Eike Onodera.
No Sub 13 masculino, Gabriel Penha fez uma excelente campanha e se classificou para a a decisão, mas perdeu para o argentino Francisco Sanchi. Apesar do resultado, a prata foi muito comemorada, pois o atleta vem subindo de produção a cada competição e mostra que está no caminho certo.
No Sub 13 feminino, Bruna Takahashi e Alexia Nakashima se enfrentaram na semifinal. Bruna levou a melhor, mas em seguida foi derrotada por Adriana Diaz, de Porto Rico, e também teve que se contentar com a prata. Alexia ficou com o bronze e o Brasil fechou sua participação com 16 medalhas, cinco de ouro, seis de prata e cinco de bronze.
O grupo foi comandado pelos técnicos Luiz Fernando de Paula e Nelson Machado, esse último também coordenador do projeto de Detecção de Talentos da CBTM, que começa a ver os resultados do trabalho vem sendo feito por sua equipe.
--- Nossos atletas tiveram ótimos desempenhos, mas visando um alto rendimento devemos começar a olhar o lado psicológico esportivo e físico com mais cuidado e repassar o conhecimento para os clube e treinadores --- avaliou Nelson Machado.
--- Finalizamos nossa participação com a sensação de dever cumprido --- completou Luiz Fernando de Paula.

Bruna Takahashi - Atleta de São Caetano do Sul - Vice Campeã individual sub 13


Bruna Takahashi - Atleta de São Caetano do Sul  com Alexia Nakashima - Campeãs torneio Duplas sub 13

Gustavo Hayashi - Atleta de São Caetano do Sul com Carlos Ishida, Campeões torneio de Equipes sub 13

Bruna Takahashi - Atleta de São Caetano do Sul com Vitor Bibiano, Campeões torneio Dupla Mista sub 13

Eike Onodera - Atleta de São Caetano do Sul com Eduardo Tomoike, Campeões torneio de Equipes sub 11

 FONTE: CBTM

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Talento de Bruna Takahashi chama a atenção dos dirigentes da ITTF


Bruna Takahashi - Atleta de São Caetano do Sul
A brasileira Bruna Takahashi não conseguiu garantir uma medalha no Desafio Mundial infantil, que aconteceu em Guam, colônia americana localizada na extremidade sul das Ilhas Marianas, no oeste do oceano Pacífico.
No entanto, conquistou muitos admiradores e já caiu nas graças da Federação Internacional de Tênis de Mesa, segundo o técnico Guilherme Simões, que acompanhou o grupo e comandou a Seleção feminina da União Latino-Americana.
--- Apesar de ter apenas 12 anos de idade, Bruna competiu contra atletas de 15 anos e chamou a atenção de todos, principalmente pela sua garra e determinação. Foi muito elogiada e caiu nas graças da ITTF --- explicou Guilherme
Depois de brilhar no II ITTF World Hopes, que aconteceu em Falkenberg, na Suécia  Bruna Takahashi foi convidada para participar de uma semana de treinamentos na Espanha com a Seleção Mundial da ITTF, se preparando para um torneio chamado Euro Minichamps Schlitigheim, que aconteceu na França.
A brasileira, que faz parte do projeto de Detecção de Talentos, coordenado pelo técnico Nelson Machado, foi campeã das Olimpíadas Escolares esse ano, para atletas entre 12 e 14 anos, em Poços de Caldas, Minas Gerais.
No Campeonato Sul-Americano realizado em junho, no Peru, Bruna conseguiu quatro medalhas de ouro no Torneio Individual, Equipes, Duplas e Duplas Mistas. Apesar de nova, a menina tem sonhos de gente grande.
--- Quero ser campeã mundial e estou treinando para um dia atingir esse objetivo --- garantiu.

FONTE: CBTM

domingo, 11 de novembro de 2012

Técnico aposta em Letícia Nakada entre as oito melhores do mundo em 2013


Leticia Nakada - Atleta de São Caetano do Sul
O Brasil poderá ter uma atleta entre as oito melhores do Ranking Mundial Infantil em 2013. A excelente participação de Letícia Nakada no Desafio Mundial de Cadetes, que aconteceu em Guam, deu esperanças ao técnico Guilherme Simões, que acompanhou também Izaac Zauli e Bruna Takahashi.
Letícia representou a Seleção da União Latino-Americana de Tênis de Mesa e terminou a competição individual na 11° colocação, perdendo nas oitavas de final para a thailandesa Ketkuew, por 4 a 0.
--- Para uma atleta em seu primeiro ano de infantil Letícia foi muito bem e fica a esperança de ano que vem, com mais experiência, possa estar entre as oito melhores do mundo --- aposta o técnico Guilherme Simões.
Letícia ocupa atualmente a 116ª posição no Ranking Mundial Sub-15, mas como ingressou agora vai subir naturalmente porque outras atletas sairão dessa faixa etária. Além disso, o desempenho no individual mostra que tem potencial para ir longe.
Depois de serem eliminadas nas oitavas, as atletas continuam disputando as posições seguintes. Letícia enfrentou a brasileira Bruna Takahashi e venceu por 3 a 0. Perdeu para a americana Diane Jiang, por  3 a 0, mas conseguiu levar a melhor sobre a atleta Hopes Leung, de Hong Kong, por 3 a 1, e garantiu o 11º lugar.
Já Bruna Takahashi terminou na 15ª colocação, mas mesmo assim tem muitos motivos para comemorar, pois chamou a atenção de todos pela garra a determinação e foi convidada para integrar a Seleção Mundial Hopes da ITTF.

FONTE: CBTM

sábado, 10 de novembro de 2012

São Caetano comemora o Tri-Campeonato Brasileiro por Equipes




A equipe de Tênis de Mesa da cidade de São Caetano do Sul, região do ABC paulista, conquistou mais uma vez o título de Campeão Brasileiro por Equipes, feito que obteve também em 2010 e 2011.
A cidade de Piracicaba, no interior do estado de São Paulo, pode acompanhar os atletas Olímpicos Gustavo Tsuboi, Caroline Kumahara, Cazuo Matsumoto e a revelação Paraolímpica Bruna Alexandre que, mesmo jogando com atletas sem deficiência física, foi Campeã na Categoria Absoluto B e Vice Campeã na Categoria Juvenil Feminino.
O destaque individual ficou por conta da atleta Olímpica Caroline Kumahara, de apenas 17 anos, que conquistou o titulo Brasileiro na Categoria Juvenil e na Categoria Absoluto A feminino.
Na competição por equipes, São Caetano somou 8.950 pontos contra 8.050 pontos da equipe de Jundiaí, 2º colocado, e 5.950 pontos da equipe Itaim Keiko/Guarulhos, 3º colocado.
--- São Caetano conta hoje com uma das melhores estruturas de treinamento para a modalidade de Tênis de Mesa porque, ao longo dos tempos, soube investir em estrutura e material humano, preparando seus profissionais para hoje colher os resultados deste investimento.

--- Não posso deixar de agradecer o apoio da Prefeitura Municipal e meu amigo Marcos Siarvi, Secretário de Esportes, que confiaram no nosso trabalho ---, destaca Silvio Morais, coordenador da modalidade.

FONTE: CBTM

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Atletas de São Caetano do Sul disputam a final do Rating A feminino.


 Caroline Kumahara - Atleta de São Caetano do Sul
Duas talentosas representantes da nova geração disputaram a final mais importante desse domingo no 43º Campeonato Brasileiro, realizado no Clube de Campo de Piracicaba, no interior de São Paulo.
As amigas Caroline Kumahara e Kátia Kawai, que treinam juntas em São Caetano, decidiram o título do Rating A feminino, que contou com a participação de jogadoras mais experientes como Lígia Silva e Jessica Yamada.
A atual nº 1 do país e melhor atleta da América-Latina, segundo o ranking da Federação Internacional, venceu o duelo caseiro por 3 a 1, repetindo o feito ocorrido há dois anos no Sul-Americano Juvenil, na Colômbia.
Kátia levou a melhor no primeiro set, vencendo por 11 a 9. No segundo teve a chance de liquidar a fatura, mas Caroline salvou dois set points seguidos e conseguiu uma bela virada, fechando em 12 a 10.
No terceiro o equilíbrio continuou e as atletas seguiram praticamente empatadas, mas no final Caroline conseguiu fechar novamente em 12 a 10. Os dois resultados apertados seguidos deram confiança a atleta, que não deu chances a Kátia Kawai e levou também o quarto set, por 11-8.
--- Consegui atingir meus objetivos. Fui campeã na categoria Juvenil e agora encerro minha participação com o título do Rating A. Estou muito feliz e isso me dá motivação para continuar treinando cada vez mais --- comemorou.
Com apenas 17 anos, Caroline diz que ainda é muito cedo para pensar em jogar fora do país. No entanto, sabe que para conseguir evoluir ainda mais precisa participar competições internacionais com mais frequência.
--- Por enquanto ainda não penso em sair de São Caetano, mas sei que para chegar em um nível mais elevado tenho que sair --- afirmou Caroline, que embora não goste de fazer planos tem como meta chegar ao Top 50 do Ranking Mundial.
--- Tenho que trabalhar dia após dia, sem pensar muito no futuro. Não adianta ficar fazendo planos para frente, se o agora não funcionar. Não dá para fazer previsões --- completou Caroline.

Katia Kawai e Caroline Kumahara ambas atletas de São Caetano do Sul, disputando a final.


FONTE: CBTM